As características lingüisticas, envolvendo as habilidades de leitura e escrita, mais marcantes das crianças dislexias são:a acomodação e persistência de seus erros de soletração ao ler e de ortografia ao escrever.confusão entre letras, sílabas ou palavras com difrenças sutis de grafia: a-o, c-o, f-t, i-j, v-u , etc.confusão entre letras, ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d, b-p, d-b, d-q,n-u,w-m, a-e.confusão entre letras que possuem um pouco de articulação comum, e, cujos sons acusticamente próximos: d-t,j-x,c-g,m-b-p,v-f.invenções parciais ou totais e sílabas ou palavras: me-em, sol-los, som-mos, sal- las-pla.Outros fatores da aprendizagem podem acompanhar os disléxicos;alteração na memória;alteração na memória de séries e següências;orientação direita - esquerda;linguagem escrita;dificuldades em matemática confusão com relação as tarefas escolares;podreza de vocabulário;ecassez de conhecimentoprévio(memória de curto prazo).
Não se pode rotular de dislexia toda e qualquer
dificuldade na leitura ou na escritaA dislexia é mais frequentemente caraterizada pela dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas dislexias apresentam dificuldades na associação do som à letra ( o princípio do alfabeto); também constumam trocar letras, por exemplo. b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, " ovóv" para vovó. A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo comum também. Confundir a direita com a esquerda no sentido espacial. Esses sintomas podem coexistir ou mesmo confundir se com características de vários outros fatores de dificuldade de aprendizagem, tais como déficit de atenção/hiperatividade, dispraxia, discalculia e/ou disgrafia. Contudo a dislexia e as desordens de déficit de atenção e hiperatividade não estão correlacionados com problemas de desenvolvimento.______________________________________________DISLEXIA - MÉTODO E INTERVENÇÃOAs intervenções para o tratamento da dislexia tem sido feita principalmente por meio de dois método de alfabetização . O multissensorial e o fônicoÉ importante destacar que o método multissensorial é mais indicado para as crianças mais velhas, que já possuem histórico de fracasso escolar. O método fônico é indicado para crianças mais jovens e deve ser introduzidas logo no início da alfabetização.Fontes: MARTINS,Vicente. A dislexia em sala de aula. In Pinto, Maria Alice Leite(org.)Psicopedagogia diversas faces, múltiplos olhares. São Paulo: Olho d"àgua,2003.
Características da Dislexia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário