Rita Moreira. Tecnologia do Blogger.
RSS
Love Text - http://www.lovetextlive.com

Características da Dislexia




As características lingüisticas, envolvendo as habilidades de leitura e escrita, mais marcantes das crianças dislexias são:

a acomodação e persistência de seus erros de soletração ao ler e de ortografia ao escrever.

confusão entre letras, sílabas ou palavras com difrenças sutis de grafia: a-o, c-o, f-t, i-j, v-u , etc.

confusão entre letras, ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d, b-p, d-b, d-q,n-u,w-m, a-e.

confusão entre letras que possuem um pouco de articulação comum, e, cujos sons acusticamente próximos: d-t,j-x,c-g,m-b-p,v-f.

invenções parciais ou totais e sílabas ou palavras: me-em, sol-los, som-mos, sal- las-pla.

Outros fatores da aprendizagem podem acompanhar os disléxicos;

alteração na memória;

alteração na memória de séries e següências;

orientação direita - esquerda;

linguagem escrita;

dificuldades em matemática confusão com relação as tarefas escolares;

podreza de vocabulário;

ecassez de conhecimentoprévio(memória de curto prazo).

Não se pode rotular de dislexia toda e qualquer
dificuldade
na leitura ou na escrita


A dislexia é mais frequentemente caraterizada pela dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas dislexias apresentam dificuldades na associação do som à letra ( o princípio do alfabeto); também constumam trocar letras, por exemplo. b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, " ovóv" para vovó. A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo comum também. Confundir a direita com a esquerda no sentido espacial. Esses sintomas podem coexistir ou mesmo confundir se com características de vários outros fatores de dificuldade de aprendizagem, tais como déficit de atenção/hiperatividade, dispraxia, discalculia e/ou disgrafia. Contudo a dislexia e as desordens de déficit de atenção e hiperatividade não estão correlacionados com problemas de desenvolvimento.

______________________________________________

DISLEXIA - MÉTODO E INTERVENÇÃO

As intervenções para o tratamento da dislexia tem sido feita principalmente por meio de dois método de alfabetização . O multissensorial e o fônico

É importante destacar que o método multissensorial é mais indicado para as crianças mais velhas, que já possuem histórico de fracasso escolar. O método fônico é indicado para crianças mais jovens e deve ser introduzidas logo no início da alfabetização.


Fontes: MARTINS,Vicente. A dislexia em sala de aula. In Pinto, Maria Alice Leite(org.)Psicopedagogia diversas faces, múltiplos olhares. São Paulo: Olho d"àgua,2003.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Interessante! Bebê que aprendeu Língua Brasileira de Sinais

Um passeio por Vitória/ES

Para ENVIAR sua mensagem desça a barra de rolagem até o final