Para comemorar o 7 de setembro, trabalhe com os alunos atividades que envolvam os símbolos nacionais, como a bandeira e o mapa, e desperte, desde cedo, o interesse pela história do nosso País.
Eixos temáticos: Natureza e Sociedade e Linguagem Oral e Escrita.
Objetivos: Proporcionar o conhecimento da história nacional e desenvolver o sentimento de amor à Pátria.
Idade: a partir de 5 anos.
Número de participantes: Todos os alunos.
Tempo de preparação: 1 hora.
Tempo de execução: 1 Semana
Conheça também: o livro 7 de setembro de 1822: a Independência do Brasil (Cecília H. de S. Oliveira, Ed. Nacional).
JOGO DAS ESTRELINHAS COLORIDAS
Materiais:
Cola branca, desenhos do mapa, das estrelas e molde do dado (estão prontos na folha de moldes); folhas de papel sulfite A4; papel adesivo transparente; tesoura com ponta arredondada.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR
Recorte o mapa, as estrelas e o dado da folha de moldes. Encape o mapa com o papel adesivo transparente e cole-o em uma folha de sulfite. Depois, monte o dado, unindo suas abas com cola.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Divida os alunos em grupos com 4 participantes. Tire cópias das ilustrações presentes na folha de moldes, de forma que cada "time" receba 27 estrelas, um mapa do Brasil e um dado. Decidido quem inicia o jogo, o primeiro aluno joga o dado e coloca, conforme o número que "cair", uma ou duas estrelinhas sobre os estados (no caso de tirar "2" no dado, põe uma estrelinha em cada local que escolher). Em seguida, a criança, com a ajuda dos amigos, tenta descobrir o nome do lugar selecionado. Se ninguém souber, você deve intervir. O jogo termina quando todas as estrelinhas forem colocadas no mapa. Se grupo possuir apenas 1 estrelinha e a criança tirar "2" no dado, passa para o próximo jogador, até que se atinja o número 1. Como este é um jogo cooperativo, o objetivo não é fazer com que as crianças ou grupos compitam entre sim, mas, sim, que se ajudem. No fim da atividade, monte um cartaz com a lista dos nomes dos Estados, através de uma construção coletiva.
0 comentários:
Postar um comentário