Mensagens de Reflexão!!!
Boas Festas!!!
Sugestões para o Natal!!!
Objetivos:
• Incentivar o aluno a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas,
Sugestão de Atividade 1:
Incentivar os alunos para a construção de um presépio feito por
Devem também produzir sua própria figura, isto é, eles serão um
As composições ficarão numa cestinha, aos pés do presépio, ao alcance de
Sugestão de Atividade 2:
Numa 1a aula o professor deve apresentar à classe algumas canções
Sugestão de Atividade 3:
Recolher alimentos, roupas e brinquedos para ceder aos mais
Reação de um bebê de 8 meses ao ouvir a voz da mãe após Implante Coclear
assim que seu implante coclear é ativado e ele, finalmente, aos
8 meses de idade pode ouvir pela primeira vez a voz da mãe.
susto e deixa a chupeta cair, ou quase no final quando ele fecha os
olhos e parece apreciar os sons =)
O que é implante coclear?
O implante coclear é um dispositivo eletrônico que estimula
eletricamente as fibras nervosas permitindo que um sinal elétrico
seja transmitido ao nervo auditivo para ser decodificado pelo
córtex cerebral.
Postei aqui um vídeo de um bebê de oito meses com implante coclear
pesquisando um pouco sobre crianças encontrei esse grupo que ensina
língua de sinais (ASL) para bebês ouvintes filhos de casais surdos
para facilitar a comunicação dos pais com as crianças.
26 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO SURDO
A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro,
o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas
históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação,
saúde, dignidade e cidadania.
A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo
internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de
setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração
da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de
Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual
INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o
Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou,
com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet
era surdo.
Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos
do sexo masculino.
Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados
pelas famílias.
Características da Dislexia
As características lingüisticas, envolvendo as habilidades de leitura e escrita, mais marcantes das crianças dislexias são:a acomodação e persistência de seus erros de soletração ao ler e de ortografia ao escrever.confusão entre letras, sílabas ou palavras com difrenças sutis de grafia: a-o, c-o, f-t, i-j, v-u , etc.confusão entre letras, ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d, b-p, d-b, d-q,n-u,w-m, a-e.confusão entre letras que possuem um pouco de articulação comum, e, cujos sons acusticamente próximos: d-t,j-x,c-g,m-b-p,v-f.invenções parciais ou totais e sílabas ou palavras: me-em, sol-los, som-mos, sal- las-pla.Outros fatores da aprendizagem podem acompanhar os disléxicos;alteração na memória;alteração na memória de séries e següências;orientação direita - esquerda;linguagem escrita;dificuldades em matemática confusão com relação as tarefas escolares;podreza de vocabulário;ecassez de conhecimentoprévio(memória de curto prazo).
Não se pode rotular de dislexia toda e qualquer
dificuldade na leitura ou na escritaA dislexia é mais frequentemente caraterizada pela dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas dislexias apresentam dificuldades na associação do som à letra ( o princípio do alfabeto); também constumam trocar letras, por exemplo. b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, " ovóv" para vovó. A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo comum também. Confundir a direita com a esquerda no sentido espacial. Esses sintomas podem coexistir ou mesmo confundir se com características de vários outros fatores de dificuldade de aprendizagem, tais como déficit de atenção/hiperatividade, dispraxia, discalculia e/ou disgrafia. Contudo a dislexia e as desordens de déficit de atenção e hiperatividade não estão correlacionados com problemas de desenvolvimento.______________________________________________DISLEXIA - MÉTODO E INTERVENÇÃOAs intervenções para o tratamento da dislexia tem sido feita principalmente por meio de dois método de alfabetização . O multissensorial e o fônicoÉ importante destacar que o método multissensorial é mais indicado para as crianças mais velhas, que já possuem histórico de fracasso escolar. O método fônico é indicado para crianças mais jovens e deve ser introduzidas logo no início da alfabetização.Fontes: MARTINS,Vicente. A dislexia em sala de aula. In Pinto, Maria Alice Leite(org.)Psicopedagogia diversas faces, múltiplos olhares. São Paulo: Olho d"àgua,2003.
Dificuldades de aprendizagem ou patologia?
Você sabe o que aconteceu no dia 7 de Setembro de 1822?
HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA:
Era uma vez um País chamado Brasil, que foi descoberto, segundo conta a história, por Pedro Álvares Cabral, que veio de Portugal. Porém há quem acredite que a história não seja bem essa.Alguns acham que foram os índios que o descobriram, isso porque eles já viviam aqui com suas famílias e muitos animais, os mais lindos que se podia imaginar. Mas foi chegando mais gente e, a cada dia, mais e mais...
O Brasil, então, ficou sendo de Portugal, um País bem distante, onde moravam o Rei, a Rainha e toda a família Real. Eles vieram ao Brasil.
O filho do Rei, o Príncipe Dom Pedro, gostava muito daqui. Passado algum tempo, o Rei e a Rainha tiveram que voltar para Portugal e o Príncipe ficou governando nosso País. Ele ainda era criança. Os Brasileiros gostavam muito do Príncipe. Até que um dia ele cresceu e o seu pai lhe mandou uma carta, ordenando que retornasse à Portugal. Dom Pedro ficou muito bravo, não queria ir embora e, às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, levantou sua espada e gritou: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" e, a partir desse dia, pela coragem do Príncipe, o Brasil ficou livre do domínio do Rei de Portugal, D. João VI. E todos sonharam em viver felizes para sempre.
Contemplarão a cruz, e ali ouvirão o grito: “Independência pela morte!” (Gl.2.19,20). O Filho os chamará pelo nome (Jr.31.3), e eles serão profundamente transformados. Finalmente o brado retumbante fará algum sentido, quando acompanhado da doce voz que anuncia a graça libertadora.
Que a independência venha todos os dias sobre o povo brasileiro.